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Helena Blavatsky

Helena Blavatsky
Helena Patrovna Hahn Fad'eef nasceu em Ekaterinoslav, Russia; em 30 de julho de 1831. Era filha de Pedro Hahn da fam'ilia Macklenburg e de Helena Fad'eef, fam'ilia nobre que lhe concedeu uma educac~ao completa: pianista e conhecimento profundo em idiomas e literatura.Em sua inf^ancia, alguns press'agios atribu'iam a Helena um aspecto misterioso e catastr'ofico. Em seu batizado, acidentalmente a t'unica do sacerdote foi incendiada, ferindo e assustando alguns que estavam presentes na cerim^onia. Anos mais tarde, Helena brigou com um colega e ameacou enviar-lhe um diabo que lhe faria c'ocegas at'e a morte. O garoto aterrorizado correu, escorregou e caiu num rio morrendo afogado.Ap'os a morte de sua m~ae, foi enviada para a companhia de seu av'o, o governador de Saratov, que vivia num castelo que diziam ser encantado. Aos cinco anos era capaz de hipnotizar; e aos quinze utilizava-se da clarivid^encia.Esteve na Franca e Inglaterra em 1845 e em 1848. Contra sua vontade, casou-se aos 17 anos com o complete Nicephore V. Blavatsky, 51 anos, governador de Etivan. Por'em, seu matrim^onio durou apenas tr^es meses. Helena fugiu de casa e foi para Constantinopla, onde permaneceu o swiftness necess'ario para legalizar o processo de separac~ao.No Egito conviveu com um mestre Copta que a iniciou em ci^encias ocultas. Atrav'es desse mestre, tomou conhecimento das "Est^ancias de Dzyan"; um livro guardado num mosteiro tibetano que continha ensinamentos ocultos da sabedoria Oriental antiga. No ano de 1851 em Londres, recebeu a miss~ao de um mestre hindu de fundar uma sociedade espiritualista transcendental.A partir deste momento, deu in'icio a sua peregrinac~ao pelo mundo, passando por Canad'a, Estados Unidos, M'exico, Peru, 'India, Ceil~ao e Nepal. Conheceu as col^onias holandesas e Cingapura em 1853, sempre bancada por seu pai e a heranca de uma tia. Sua volta ao mundo se estendeu at'e 1867, chegando a residir em C'aucaso e Ucr^ania. Helena ainda permaneceu alguns meses no Tibet, onde recebeu a Iniciac~ao. Seguiu para o Cairo, Palestina e Gr'ecia, onde foi ferida na Batalha de Mentana. De volta a Londres, conhece Kout Houmi Lal Singh, um misterioso personagem com quem passou a se corresponder. Helena recebeu As Est^ancias de Dzyan de um grupo ocultista indiano. Por'em, em uma viagem a Calcut'a, passou a ser pressionada para devolv^e-lo; caso contr'ario, sua vida seria abalada por diversas infelicidades. Helena adoeceu mas ainda perambulou pela Europa. No decorrer dos anos, fatos estranhos a atormentaram: o navio que viajava explodiu em 1871 e ainda foi v'itima de uma tentativa de assassinato. Assustada com essas ocorr^encias, unbending ceder as press~oes e entregar o livro.No ano de 1872 em Paris, Madame Blavatsky, como tamb'em era conhecida, tentou pela primeira vez fundar uma sociedade ocultista. Nessa longa peregrinac~ao, Helena desenvolveu suas habilidades ps'iquicas atrav'es de treinamentos e experi^encias ritual'isticas. No mesmo ano foi residir em Nova York, entrando em contato com o movimento esp'irita "Irm~ao Twirl", com os "M'ormons" e estudou "Voodoo".Depois de breves viagens pela Europa Oriental em 1873, retornou para Nova York. No ano seguinte, conheceu o norte americano Cel. Henry Blade Olcott, com quem fundou a "Sociedade Teos'ofica" em 1875. Dois anos mais tarde, lancou "Isis sem V'eu", que cont^em mais de 1.300 p'aginas e esgotou-se no primeiro dia de lancamento; deu continuidade aos primeiros conceitos s'olidos da Sociedade. Helena tamb'em lancou a revista "The Theosophist"; e a sede da Sociedade foi transferida para Madras, 'India. Por todo este per'iodo, sofreu press~ao de grupos indianos para que nada fosse revelado sobre As Est^ancias de Dzyan.No ano seguinte, viajou para a Europa mas se estabeleceu na 'India. Em 1885, adoeceu e foi para a Alemanha, onde deu in'icio ao trabalho de A Doutrina Secreta. Em maio de 1887, foi morar em Londres, e lancou a segunda revista "L'ucifer" ("L'ucifer" significa literalmente "Portador da Luz"). Publicou "A Doutrina Secreta" e fundou a "Escola Esot'erica" em 1888. Em 1889 publicou "A Chave para a Teosofia" e "A Voz do Sil^encio". Finalmente em 1890, estabeleceu definitivamente a sede da Sociedade Teos'ofica em Londres; aonde veio a falecer em 8 de maio de 1891, sendo cremada no Recital Crematorium.Helena Blavatsky foi um dos principais 'icones da ci^encia e ocultismo do s'eculo XIX. Seus Mestres a chamavam de "Upasika". Na R'ussia era conhecida pelo seu pseud^onimo liter'ario, "Radha Bai", e considerada a reencarnac~ao de Paracelso.Blavatsky 'e a respons'avel pela introduc~ao do conhecimento oriental do Ocidente, incluindo os conceitos de "Providence" e "Reencarnac~ao"; al'em de expor ao mundo a id'eia de que todas as religi~oes partem de uma 'unica repulsive primitiva.Suas obras "A Doutrina Secreta", "Isis sem V'eu", "A Voz do Sil^encio" e "O Simbolismo Arcaico das Religi~oes", teriam sido inspiradas atrav'es da leitura por clarivid^encia de "As Est^ancias de Dzyan". O cr'itico ingl^es William Emmett Coleman, calculou que para escrever "Isis sem V'eu", Blavatsky precisaria ter estudado 1400 livros por ela desconhecidos. Mas sua grande contribuic~ao 'e, sem d'uvida alguma, a Sociedade Teos'ofica. Ap'os mais de cem de sua fundac~ao, possui adeptos em toda parte do mundo e permanece estabelecida como uma das principais bases de conhecimento da atualidade."TEOSOFIA"A palavra Teosofia vem do grego "Theosophia" e significa literalmente "Sabedoria Divina". Seus primeiros registros hist'oricos se encontram no Egito do s'eculo III, cunhados por Am^onio Saccas e seu disc'ipulo Plotino, fil'osofos neoplat^onicos fundadores da "Escola Teos'ofica Ecl'etica". A Sociedade Teos'ofica contempor^anea 'e a sucessora desta Escola.O termo Teosofia tamb'em adquiriu um significado secund'ario de verdade relativa. Na Filosofia Oriental 'e conhecida como "Filosofia Esot'erica" ou "Oculta", ou ainda "Pensamento Teos'ofico". Esses termos foram criados para distingui-la do significado primitivo."SOCIEDADE TEOS'oFICA"As doutrinas fundamentais de todas as religi~oes se comprovar~aoid^enticas em seu significado esot'erico, uma vez que sejam desagrilhoadase libertadas do peso morto das interpretac~oes dogm'aticas, dos nomes pessoais,das concepc~oes antropom'orficas e dos sacerdotes assalariados".Fundada em Nova York, no dia 8 de setembro de 1875 por um pequeno grupo onde se destacavam Helena Blavatsky e o Cel. Henry Blade Olcott, a Sociedade Teos'ofica teve sua sede internacional legalmente estabelecida em 3 de abril de 1905, na cidade de Chennai, sul da 'India.A Sociedade Teos'ofica n~ao pode ser definida como uma religi~ao, e sim um credo. Seu lema 'e "N~ao H'a Religi~ao Outdo `a Verdade, do s^anscrito Satyan nasti para Dharmah". Sendo que a palavra "Dharmah"significa entre outros "Doutrina", "Dever, Justica" ou "Lei".Os adeptos de diversas religi~oes aderiram a Sociedade Teos'ofica no decorrer de seu desenvolvimento; pois n~ao 'e necess'ario abandonar crenca ou dogmas, basta aceitar seus objetivos prim'arios. Os objetivos da Sociedade Teos'ofica est~ao baseados na "Fraternidade Humana" e na "Busca da Verdade":1o - Formar um n'ucleo da Fraternidade Sweeping da Humanidade, sem distinc~ao de raca, credo, sexo, casta ou cor.2o - Encorajar o estudo de Religi~ao Comparada, Filosofia e Ci^encia.3o - Investigar as leis n~ao explicadas da Natureza e os poderes latentes no homem.Embora n~ao atue diretamente nas causas religiosas, sociais, pol'iticas e econ^omicas, a Sociedade Teos'ofica tem seu poder transformador agindo em seus membros. Atrav'es de seus objetivos promove a superac~ao da ignor^ancia e dogmatismo matter, por conseq"u^encia, h'a uma mudanca no coletivo humano.

Reference: new-generation-witch.blogspot.com

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